Produção industrial paraense cai 12,8% em março, diz IBGE

No mês de março a produção industrial do estado do Pará teve queda de 12,8% em relação ao mês de fevereiro. É o que revela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada nesta quinta-feira, 14, pelo IBGE.
Essa é a maior retração da indústria paraense desde que o IBGE começou a fazer a pesquisa em 2002. Ate então, o pior desempenho do Pará havia sido registrado em março de 2004, quando a produção despencou 8,8%.
No Brasil, a queda da produção foi de 9,1% em março. O Pará apresentou o 4º pior resultado, sendo superado apenas pelas quedas registradas no Ceará (21,8%), Rio Grande do Sul (20,1%) e Santa Catarina (17,9%).
No comparativo entre março deste ano e março do ano passado, o estado registrou decréscimo de 2,4%. Já no acumulado de três meses, ou seja, de janeiro a março, a baixa foi sutil, de 0,8%.
COMÉRCIO PARAENSE TEM QUEDA DE 10,5% EM MARÇO
Ontem o Parawebnews já havia mostrado que outro setor da economia paraense, o comércio, também teve retração intensa no mês de março. A queda no comércio paraense foi de 10,5% comparado a fevereiro. Da mesma forma que na indústria, o setor registrou seu pior desempenho na série histórica.
O Pará teve o 6° pior desempenho entre as 27 unidades da federação. Apenas Rondônia (23,2%), Amazonas (16,5%), Acre (15,7%), Ceará (11,8%) e Distrito Federal (11,3%) tiveram resultados ainda mais decepcionantes.
DESEMPENHO DA INDÚSTRIA É AFETADO PELA PANDEMIA
O IBGE lembra que “parte do mês de março foi afetada pelas medidas de enfrentamento à Covid-19 no país” e observa que, pela primeira vez na série histórica, todos os 15 locais pesquisados amargaram perdas.
No entanto, o pico da pandemia da Covid-19 deve impactar com mais força os indicadores dos meses de abril, maio e junho, tornando 2020 um ano de grandes perdas.



