Filmes lançados no streaming e drive-in poderão ser indicados ao Oscar 2021
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revogou a regra que obrigava os filmes a ficarem em exibição por sete dias nos cinemas e anunciou que longas metragem que estrearam no streaming, em serviços on demand (na internet mediante pagamento) ou drive-in poderão concorrer ao Oscar 2021.
Por conta da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, os longas deverão ser disponibilizados aos membros da Academia em um período de até 60 dias após a estreia.
Sete dias – Outra novidade é que a organização vai passar a reconhecer os drive-ins como salas de cinemas, com os filmes cujas as estreias foram planejadas para estabelecimentos tradicionais seguindo a mesma regra de sete dias seguidos de exibição aplicada há anos pela entidade.
Para os filmes drive-ins concorrerem ao Oscar é necessário exibição por sete dias consecutivos em uma das cidades que atendem às mudanças (Los Angeles, Nova York, São Francisco, Chicago, Miami e Atlanta, nos Estados Unidos), além de três sessões diárias nesse período. Assim como para os streamings, as produções precisam ser disponibilizadas à Academia em até 60 dias após a estreia.
Em pouco mais de 30 dias, essa é mais mudança da Academia nas regras de seleção para o Oscar. Anteriormente, a Academia anunciou um novo regulamento na busca por aumentar a representatividade em grandes produções de Hollywood.
Fonte: Metrópoles



