Funcionário de loja de doces obriga criança negra a levantar blusa para provar que não furtou

O funcionário de uma loja de doces localizada no bairro da Penha, no Rio de Janeiro, obrigou uma menina de apenas 11 anos, a levantar a blusa para provar que ela não havia furtado nenhum produto do local.
Segundo o empregado, ao pedir desculpas à família, a menina levantou suspeitas devido sua cor de pele e cabelo afro.
O caso aconteceu no final de setembro e repercutiu nas redes sociais quando a irmã mais velha da vítima, fez uma postagem na internet.
De acordo com a jovem, o profissional contou o motivo das suspeitas ao ser questionado pela família da criança e, de acordo com a irmã que gravou a ação, “ele falou na maior naturalidade que precisam desconfiar mesmo, pois no local descem muitos meninos e meninas de comunidade para furtar a loja e que ele desconfiou dela por conta da cor e do cabelo black”.
Polícia
Ainda segundo informações da irmã da vítima, a família procurou a Polícia, que informou não poder encaminhar uma viatura até o local e orientou que fizessem um boletim de ocorrência pela internet. O caso foi registrado.
De acordo com a família, esta foi a primeira vez que a criança passou por este tipo de situação e ela ainda está abalada.
Justiça
O advogado da família, Oberdan Fernandes, informou que a loja será acionada nas áreas civil e criminal. Para a defesa houve crime de racismo e constrangimento ilegal da criança. A defesa pedirá na Justiça o acesso às câmeras do local.
O advogado ressaltou ainda que a menina apresenta mudança de comportamento, após o ocorrido.
Fonte Roma News



