A Polícia Federal (PF) está investigando a aquisição de 152 respiradores e 1.580 bombas de infusão compradas da China no valor de 50,4 milhões de reais pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Os equipamentos deveriam ser instalados em UITs de seis hospitais que tentam salvar vidas de pacientes com Covid-19. Mas um defeito técnico impediu que esse maquinário fosse utilizado.
O diretor geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, anunciou no Twitter o início da investigação, no domingo, 10.
Na sexta-feira, 7, o empresário que intermediou a compra, Glauco Guerra, foi preso em Belém pela PF, graças a um mandado expedido pela Justiça do Rio de Janeiro, onde ele também realizou vendas de equipamentos hospitalares.
Compra – A compra em questão foi feita no final do mês de março e entregue no dia 4 de maio, exatamente, há uma semana. Quando o avião da Ethiopian Airlines pousou no aeroporto Internacional de Belém com o carregamento, o governador Helder Barbalho fez questão de receber a entrega no terminal de cargas. Ele chegou a gravar um vídeo. “Com esses equipamentos vamos garantir o atendimento das demandas urgentes para salvar muitas vidas”, disse, usando máscara, enquanto recebia as caixas.
Do aeroporto, os respiradores seguiram para hospitais da capital e do interior. Dos 152 equipamentos recebidos, 80 foram enviados para o Hospital de Campanha de Belém e 30 para o Hospital Galileu, na Região Metropolitana. Dez seguiram para o Hospital de Campanha de Santarém; dez para o Hospital de Campanha de Marabá; cinco para o Hospital de Campanha de Breves, na Ilha do Marajó. Nenhum deles salvou uma única vida sequer.
Fonte: revista Época



