Projeto na Terra Firme lança o curta ‘Matei a Lei: Confissões ao Direito à Cidade’ nesta sexta-feira
O lançamento do filme curta metragem “Matei a Lei: Confissões ao Direito à Cidade”, do coletivo MultiverCidades da Amazônia, do bairro da Terra Firma, vai ser lançado através de live nesta sexta-feira, 4, às 18 horas, retratando as múltiplas realidades que cercam a vida de moradores de pequenas, médias e grandes cidades brasileiras.
O curta metragem tem como objetivo desconstruir rótulos e estigmas impregnados pelo poder econômico ao longo dos vários períodos históricos do Brasil sobre os moradores de bairros periféricos.
Com o retrato da realidade da Terra Firme, em Belém, que dá vida ao roteiro do curta, o bairro tem um dos 10 piores espaços geográficos urbanos de Belém, marcados por contradições, como o grande número de habitantes e a invisibilidade dos mesmos, e ausências de políticas públicas para atender a demanda da população.
Problemas – Segundo a atriz Gláucia Pinto, Belém tem o quarto pior saneamento do Brasil, com mais de 60 mil pessoas vivendo sem coleta de resíduos sólidos com déficit habitacional nas alturas. “Somos mais de 5 milhões domicílios ocupados em cerca de 13 mil aglomerados urbanos no Brasil. A movimentação econômica atinge R$ 119,8 bilhões por ano. Somos paradoxalmente contribuintes, mas não somos cidadãos. Somos invisíveis aos olhos dos poderes públicos”, reforça a atriz sobre a temática abordada no curta.
A transmissão de lançamento vai ser feita via YouTube e página no Facebook da Associação Amazônica Cultura Boi Marronzinho.
Fonte: Assessoria de imprensa



