DENÚNCIA

Setran e Arcon se eximem de responsabilidade em acidente de barco que matou uma criança

A secretaria de Transporte do Pará (SETRAN) e a a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) publicaram nota onde se eximem de qualquer responsabilidade sobre acidente na noite deste sábado que vitimou uma criança de 10 anos.

Em nota divulgada pela secretaria de comunicação do governo do Pará, a SETRAN lamenta a morte da criança, diz que vai pedir maior rigor na fiscalização por parte da Marinha e ressalta que a balsa oferecida pela Setran funciona das 6 às 18h.

Na mesma nota, a Arcon diz que fiscaliza apenas o transporte intermunicipal e que nesse caso, a responsabilidade é do município.

ENTENDA O CASO

Na noite deste sábado, 15, uma balsa que transportava cerca de oito motocicletas e mais de dez passageiros virou e afundou ao chegar no meio do rio Acará-Miri, no município de Tomé-Açu, nordeste do Pará.

Uma criança, de 11 anos, ficou presa nas motocicletas e morreu por afogamento. Enquanto os demais ocupantes da embarcação conseguiram sobreviver. O proprietário da embarcação naufragada fugiu e permanece foragido, mas já foi identificado.

Desde o dia 31 de julho a ponte que dá acesso a Tomé-Açu está interdidata após o rio levar parte da cabeceira. Um desvio provisório foi feito pelo governo do estado, mas a balsa só atende até às 18h e devido ao fluxo de passageiros ser alto, o movimento continua durante a noite.

VEJA A NOTA DA ARCON E SETRAN

“A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) lamenta o falecimento da criança de 11 anos, vítima do naufrágio de uma embarcação que, de acordo com levantamento preliminar, não tinha autorização para navegar, no rio Acará-mirim, no município de Tomé – Açú. O acidente foi registrado na noite do último Sábado (15) por volta das 22h. A Setran esclarece ainda que vai solicitar à Marinha, maior rigor na fiscalização da navegação na área e ressalta que a balsa disponibilizada pela Setran, após o rompimento da cabeceira da ponte no local, funciona das 6h às 18h, garantindo segurança aos passageiros.


A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) esclarece que possui a responsabilidade de fiscalizar apenas o transporte intermunicipal, e reitera que, no ocorrido, esse trabalho é de competência do município. A Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados para atender a ocorrência e, segundo as investigações, a balsa de madeira transportava, aproximadamente, oito motocicletas e mais de dez passageiros, e ao chegar no meio do rio, teria naufragado. Uma criança de 11 anos morreu afogada, os demais ocupantes da embarcação foram resgatados com vida. O corpo da criança já foi encontrado. 


A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso e realiza diligências, junto à PM, para localizar o dono do barco, que não prestou socorro às vítimas e fugiu do local. A Setran ressalta que a obra na ponte continua em andamento com serviços initerruptos que devem ser concluídos dentro do prazo programado de 45 dias.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar