5 samaumeiras por Belém para você admirar e fotografar
No início deste mês Belém viveu luto coletivo após a queda da histórica samaumeira no Complexo Arquitetônico de Nazaré (CAN). Segundo a prefeitura de Belém, a cidade tem 15 dessas árvores em espaço público e mais duas em locais particulares perto de via pública na área urbana.
São três samaumeiras na Praça Santuário; uma na Praça Brasil; quatro pequenas no Portal da Amazônia; duas na Praça Batista Campos; duas na Praça da República; uma próximo ao Hangar; uma na avenida Marquês de Herval com a Barão do Triunfo; uma no Estacionamento do Arraial de Nazaré, perto da avenida Gentil Bittencourt; e mais uma na travessa Alferes Costa próximo do Hospital de Clínicas e uma na avenida Almirante Barroso com a travessa Curuzu, sendo essas duas últimas em espaços particulares perto de via pública.
Para muitos grupos amazônicos, o céu era mais perto do mundo, você podia subir até ele por uma árvore e essa árvore que suporta o céu em muitos casos é a samaúma. Em outras tradições, a samaumeira representa os rios, a estrutura dos grandes rios da Amazônia com suas dezenas de braços e ramificações, como a árvore.
Separamos algumas dessas samaumeiras, em pontos diferentes da cidade, para você admirar e fotografar:
1 – SAMAUMEIRAS DA PRAÇA BATISTA CAMPOS
Localizadas na praça mais bonita de Belém, as samaumeiras da Batista Campos compõem a arborização do espaço, além de serem abrigos das garças, formando um cenário quase idílico em meio ao cenário urbano da capital paraense.
2 – SAMAUMEIRA DA PEDREIRA
Essa aqui está em um quinta de uma residência, ou seja, um local particular, mas próximo da via pública, portanto não dá para deixar de admirá-la. Além de ser um bom “case” para entender parte do processo de urbanização da cidade de Belém sob a floresta Amazônica.
3 – SAMAUMEIRA DA ALMIRANTE BARROSO
Esta aqui também é o mesmo caso da samaumeira da Pedreira, no entanto, a construção comercial foi construída para se integrar totalmente a grande árvore-mãe.
4- SAMAUMEIRA DO HANGAR
Essa aqui é indissociável quando se pensa no Hangar, principal centro de convenções da região Norte do Brasil, ao lado da avenida Brigadeiro Protásio, sua imponência chama atenção de quem passa pela avenida.
5 – SAMAUMEIRA DO PARQUE DO UTINGA
Essa talvez seja a mais instagramável de todas, aliás, basta colocar no aplicativo a localização do Parque do Utinga que várias fotos de frequentadores irão aparecer.