BELÉMENTRETENIMENTONOTÍCIASParáREGIONAL

5 samaumeiras por Belém para você admirar e fotografar

No início deste mês Belém viveu luto coletivo após a queda da histórica samaumeira no Complexo Arquitetônico de Nazaré (CAN). Segundo a prefeitura de Belém, a cidade tem 15 dessas árvores  em espaço público e mais duas em locais particulares perto de via pública na área urbana.

São três samaumeiras na Praça Santuário; uma na Praça Brasil; quatro pequenas no Portal da Amazônia; duas na Praça Batista Campos; duas na Praça da República; uma próximo ao Hangar; uma na avenida Marquês de Herval com a Barão do Triunfo; uma no Estacionamento do Arraial de Nazaré, perto da avenida Gentil Bittencourt; e mais uma na travessa Alferes Costa próximo do Hospital de Clínicas e uma na avenida Almirante Barroso com a travessa Curuzu, sendo essas duas últimas em espaços particulares perto de via pública.

Para muitos grupos amazônicos, o céu era mais perto do mundo, você podia subir até ele por uma árvore e essa árvore que suporta o céu em muitos casos é a samaúma. Em outras tradições, a samaumeira representa os rios, a estrutura dos grandes rios da Amazônia com suas dezenas de braços e ramificações, como a árvore.

Separamos algumas dessas samaumeiras, em pontos diferentes da cidade, para você admirar e fotografar:

1 – SAMAUMEIRAS DA PRAÇA BATISTA CAMPOS

Localizadas na praça mais bonita de Belém, as samaumeiras da Batista Campos compõem a arborização do espaço, além de serem abrigos das garças, formando um cenário quase idílico em meio ao cenário urbano da capital paraense.

Samaumeiras da Praça Batista Campos. Foto: Reprodução

2 – SAMAUMEIRA DA PEDREIRA

Essa aqui está em um quinta de uma residência, ou seja, um local particular, mas próximo da via pública, portanto não dá para deixar de admirá-la. Além de ser um bom “case” para entender parte do processo de urbanização da cidade de Belém sob a floresta Amazônica.

Samaumeira da Pedreira, em frente ao Hospital Gaspar Viana. Foto: Reprodução

3 – SAMAUMEIRA DA ALMIRANTE BARROSO

Esta aqui também é o mesmo caso da samaumeira da Pedreira, no entanto, a construção comercial foi construída para se integrar totalmente a grande árvore-mãe.

Samaumeira da Avenida Almirante Barroso. Foto: Reprodução

4- SAMAUMEIRA DO HANGAR

Essa aqui é indissociável quando se pensa no Hangar, principal centro de convenções da região Norte do Brasil, ao lado da avenida Brigadeiro Protásio, sua imponência chama atenção de quem passa pela avenida.

Samaumeira do Hangar. Foto: Agência Pará

5 – SAMAUMEIRA DO PARQUE DO UTINGA

Essa talvez seja a mais instagramável de todas, aliás, basta colocar no aplicativo a localização do Parque do Utinga que várias fotos de frequentadores irão aparecer.

Samaumeira do Parque do Utinga. Foto: Reprodução
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar