Pelo menos 4,6 mil crianças paraenses com menos de 11 anos de idade tomaram vacinas contra covid-19 que seriam destinadas a adultos. As informações estão no relatório da Advocacia Geral da União (AGU).
A maioria dos imunizantes aplicados de forma errada foi da Pfizer, com 4.513 doses. Em todo o Brasil, foram mais de 57 mil crianças vacinadas de forma incorreta.
Atualmente, apenas a Pfizer tem imunizantes autorizados para vacinação de crianças de 5 a 11 anos, com doses pediátricas que são específicas para essa faixa etária. No entanto, foram aplicadas doses da Astrazeneca para 74 crianças; da Coronavac para 41; e outras cinco crianças receberam doses da Janssen.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que “…o Datasus, Sistema do Ministério da Saúde, cadastrou lotes de doses pediátricas como se fossem doses para adulto. Estamos investigando se é apenas este erro ou se houve aplicação incorreta. Como esta aplicação é feita pelos municípios, estamos checando com cada secretaria de saúde municipal a real situação. E ainda aguardamos esclarecimentos do Ministério da Saúde sobre a qualidade destes dados”.



