Mais de 30 mil famílias de agricultores de assentamentos e glebas públicas federais no Pará recebem, a partir desta quinta-feira (28), o título de propriedade rural. A ação faz parte da Campanha Abril Verde e Amarelo, lançada pelo Governo Federal, e que já contemplou famílias de 91 municípios no estado. É o maior número de títulos concedidos durante a campanha.
A vinda do presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (28) a Paragominas, foi para comemorar a iniciativa.
Desde 2019, foram emitidos 80.363 documentos, entre Contratos de Concessão de Uso e Títulos de Domínio no estado. No Brasil, a quantidade chega a 345.205, considerando-se o mesmo período.
Entre os beneficiados nesta quinta-feira, está Dona Olímpia Cardoso Maciel. Nascida em dezembro de 1922 é a beneficiária mais idosa a receber o título definitivo de propriedade rural. Ela aguardava pelo documento da área de 24,6 hectares, à beira do rio Bujaru, desde 1969. Ao lado do marido, Mário Porcino da Conceição, teve cinco filhos e dez netos. Construiu uma história plantando mandioca, milho, maxixe, jambu, coletando castanhas, palmito e açaí, além de pescar jandiás.
O marido faleceu há cinco anos. Por isso, Olímpia Maciel fez questão de levar a filha e o neto para participar do momento. “Eu digo a eles, a terra está aí. Pode plantar o que quiser. Eu estou parando por aqui”, conta, ao ressaltar a alegria pela segurança de que a terra ficará para filhos e netos.
Aos 82 anos, Maria Teixeira Soares, do Assentamento Maria Bonita, localizado no município de Itituia (PA), também recebeu a titulação definitiva do lote. Beneficiária da reforma agrária desde a implantação do projeto em 2007, ela e o marido cultivam açaí, banana, citros e outras frutíferas. “Estava ansiosa pela obtenção do título para finalmente dizer que sou a legítima dona de minha terra”, afirma.
Com informações INCRA



