Exposições com tema do Círio estão abertas ao público de forma gratuita
O Círio é tema de duas exposições abertas à visitação pública, de forma gratuita: “Em cena: ex-votos de Nazaré”, no Espaço Cultural da Casa das Onze Janelas; e “Círio das Águas”, na Estação Cultural de Icoaraci. Objetos do Museu do Círio compõe ambas as mostras, que integram a programação ”Preamar da Fé”, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Ex-votos – A diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Sancris Santos, explica que a “Em cena: ex-votos de Nazaré” pretende transportar os visitantes ao ambiente das procissões da grande festa de fé dos paraenses, que, este ano, foram suspensas devido á pandemia pela Covid-19. “Essa é uma instalação com o objetivo de provocar a interação do público com a imersão no espaço, para fazer com que as pessoas consigam sentir-se no contexto da procissão de Nazaré, da devoção e do sagrado”, explica.
A instalação pode ser visitada presencialmente – inclusive, com acessibilidade às pessoas com deficiência por meio de braile e áudio-descrição acessível por QR Code – e também pela internet, com links disponíveis no site da Secult e também no canal da secretaria no Youtube.
A curadoria é assinada pela própria Sancris junto com Selmo Paes, Emanoel Oliveira, Milena Claudino e Nando Lima. A instalação fica aberta à visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, até o próximo dia 30, com entrada franca. Espaço Cultural Casa das Onze Janelas fica localizada na praça Frei Caetano Brandão, s/n, na Cidade Velha.
Círio das Águas – Já a mostra da Estação Cultural de Icoaraci tenta reproduzir o Círio Fluvial com peças de miriti: a imagem de Nossa Senhora de Nazaré confeccionada pelo artista plástico Nelson Nabiça, medindo cerca de meio metro de altura, e cerca de 20 barcos coloridos.
“O Museu do Círio vai a Icoaraci pela primeira vez para levar um pouco do seu acervo. Não deixa de ser um traslado dela para realizar uma pequena procissão fluvial, de forma figurativa”, explica o diretor do Museu do Círio, Anselmo Paes, que assina a curadoria da instalação.
“O Círio Fluvial é marcante para o Museu do Círio, que foram criados ao mesmo tempo pelo historiador e jornalista Carlos Rocque” (em 1986), detalha. Uma das peças marcantes do “Círio das Águas” é justamente a santa de miriti, que foi doada pelo artista e integra o acervo do museu há dez anos.
A exposição “Círio das Águas” fica aberta ao público até o próximo dia 1º de novembro, de segunda a quinta-feira, das 10h às 18h, e de sexta-feira a domingo, das 10h às 21h. A Estação Cultural de Icoaraci fica localizada na rua Padre Júlio Maria, 937, no bairro do Cruzeiro, em Icoaraci.
Fonte: O Liberal