O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo orientado por seus assessores a antecipar a escolha do presidente da COP30, que acontecerá em Belém, no Pará, em 2025. Inicialmente, a ideia era fazer esse anúncio na COP29, em novembro deste ano, no Azerbaijão.
Agora, Lula pode revelar o nome do escolhido já na próxima semana, durante sua participação em eventos ligados à Assembleia Geral da ONU, em Nova York, no mês de setembro. O presidente tem mostrado interesse em seguir esse conselho.
De acordo com os assessores, a antecipação já era discutida, mas a recente onda de queimadas no Brasil reforçou a importância de mostrar o compromisso do governo com o combate às mudanças climáticas e a proteção do meio ambiente. Assim, anunciar o nome do presidente da COP30 antes seria uma boa forma de mostrar isso para a comunidade internacional.
Favorito para o cargo estará em Nova York
O nome mais cotado para ser o presidente da COP30 é o do embaixador André Corrêa do Lago. Ele estará em Nova York junto com a equipe de Lula para a Assembleia Geral da ONU.
Nascido em 1959, Corrêa do Lago tem uma longa experiência em temas ligados ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ele já trabalhou em embaixadas em diversos países, como Japão, Índia, Estados Unidos e Bélgica, e desde março de 2023 é o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty.