Preso no Rio de Janeiro coordena sequestro de médica em Belém
Um detento do Complexo de Gericinó, no Rio de Janeiro, coordenou o sequestro de uma médica em Belém no último domingo (23). O preso João Felipe da Silva Rodrigues Oliveira, conhecido como Spike, estava detido no Instituto Penal Muniz Sodré, mas foi transferido para a Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino, de segurança máxima, após o crime.
O sequestro ocorreu quando a médica saía de um show. O namorado da vítima recebeu uma ligação exigindo resgate e imediatamente acionou a polícia.
As investigações conduzidas pela polícia paraense, com o apoio da Polícia Civil do Rio de Janeiro, localizaram o cativeiro na cidade de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. De acordo com as autoridades, a escolha da vítima foi aleatória.
Na operação de resgate, os policiais foram recebidos a tiros por um dos sequestradores, que foi baleado e morreu no confronto. Além dele, dois homens e duas mulheres que estavam no local foram presos em flagrante.
Spike, que é apontado como chefe de uma quadrilha de sequestradores no Pará, foi capturado no Rio de Janeiro em abril deste ano. Após o incidente, agentes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) realizaram uma operação de revista em todas as celas da Penitenciária Muniz Sodré. A corregedoria da Seap também abriu uma sindicância para apurar o caso.
Em nota oficial, a Seap declarou que vem intensificando o combate à entrada de aparelhos celulares nas unidades prisionais e que tem identificado e bloqueado os sinais dos telefones através de tecnologias de inteligência.
O caso está sob investigação da Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos e Antissequestro.